Mundo

Líderes mundiais parabenizam vitória de Joe Biden e Kamala Harris nos EUA; confira

Reprodução/Twitter
Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 07/11/2020, às 17h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos chefes de governo e de estado de um grande número de países parabenizaram os democratas Joe Biden e Kamala Harris pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Confira abaixo algumas das mensagens publicadas pelos principais líderes mundiais.

Boris Johnson, premiê da Grã-Bretanha

"Parabéns a Joe Biden por sua eleição como presidente dos Estados Unidos e Kamala Harris por sua histórica conquista. 

Os EUA são nosso aliado mais importante, e estou ansioso para trabalharmos juntos nas nossas prioridades conjuntas, de mudanças climáticas a comércio e segurança."

Emmanuel Macron, presidente da França

"Os americanos escolheram seu presidente. Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris! Temos muito a fazer para enfrentar os desafios da atualidade. Vamos trabalhar juntos!"

Justin Trudeau, premiê do Canadá

"Parabéns, Joe Biden e Kamala Harris. Nossos dois países são amigos próximos, parceiros e aliados. Temos uma relação única no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar junto e desenvolver isso com vocês."

Pedro Sánchez, premiê da Espanha

"O povo americano elegeu seu 46º presidente. Felicidades, Joe Biden e Kamala Harris. Desejamos sorte a vocês. Estamos preparados para colaborar com os EUA e fazer frente junto aos grandes desafios globais."

António Costa, premiê de Portugal

"Parabéns ao Presidente eleito Joe Biden. Espero que em breve possamos trabalhar no reforço das relações transatlânticas e na gestão de assuntos globais, como as alterações climáticas, a defesa da democracia e a segurança internacional."

Alberto Fernández, presidente da Argentina

"Felicito o povo estadounidense pelo recorde de participação nas eleições, uma clara expressão da vontade popular. Saúdo Joe Biden, próximo presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris, que será a primeira vice-presidente mulher do país."

Narendra Modi, premiê da Índia

"Parabéns, Joe Biden, por sua vitória espetacular! Como vice-presidente, sua contribuição para fortalecer as relações Índia-EUA foi crucial e valorosa. Estou ansioso para trabalharmos juntos novamente para levar as relações India-EUA a níveis mais altos."

Ivan Duque, presidente da Colômbia

"Felicitamos Joe Biden, novo presidente dos EUA, e Kamala Harris, primeira mulher vice-presidente dos EUA. Desejamos os melhores êxitos em sua gestão. Trabalharemos juntos para fortalecer a agenda comum em comércio, meio ambiente, segurança e luta contra crimes transnacionais."

O outro lado

No entanto, nem todos os líderes mundiais felicitaram a vitória do partido Democrata. Jair Bolsonaro e Andrés Manuel López Obrador, presidentes do Brasil e do México, respectivamente, ainda não emitiram nenhuma nota ou posicionamento.

Já o ditador de Belarus, Aleksandr Lukachenko, se posicionou de maneira mais agressiva, afirmando que a eleição americana teria sido "uma desgraça para toda a democracia, além de ser também uma vergonha". A declaração foi dadado para um canal de televisão do país. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp