Mundo

Irã volta a enriquecer urânio e quebra acordo nuclear com outros países

Reprodução/Twitter
Em 2018, o então presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a impor sanções ao país, desrespeitando o acordo; desde então, a República Islâmica tem rompido cláusulas do documento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 04/01/2021, às 11h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


O Irã retomou o enriquecimento de urânia a 20% em uma instalação nuclear subterrânea, na capital Teerã, nesta segunda-feira (4). O ato é contra o acordo nuclear assinado pelo país em 2015, junto a outras nações mundiais.

"Há poucos minutos, o processo de produção de urânio enriquecido a 20% começou no complexo de enriquecimento de Fordow", anunciou o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabeie, na mídia estatal. As informações são do G1.

O enriquecimento viola o acordo e pode trazer problemas para o novo presidente dos EUA, Joe Biden, que pode encontrar ainda mais dificuldade de retomar uma relação com o país, uma vez que o seu antecessor, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo e voltar a impor sanções ao Irã.

No acordo, os cinco países que constituem o Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, aceitaram encerrar as sanções impostas ao programa nuclear da República Islâmica, em troca da sua desativação.

Em 2018, contudo, o presidente reacionário Donald Trump, contra a vontade dos demais países, quebrou o acordo e voltou a impor sanções ao Irã, o que deu início a uma tensão entre as duas nações e a violação gradual de termos do documento, a partir do ano seguinte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp