Mundo

Governo dos EUA emite alerta de violência por terrorismo doméstico

Reprodução/Twitter @joebiden
Comunicado foi emitido pelo secretário interino de Segurança Nacional, David Pekoske  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @joebiden

Publicado em 28/01/2021, às 06h13   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Departamento de Segurança Nacional emitiu um raro alerta de terrorismo doméstico nesta quarta-feira (27), afirmando que os EUA vão enfrentar intensificadas ameaças de extremistas violentos encorajados pela invasão do Congresso americano no dia 6 de janeiro.

"Informações sugerem que alguns extremistas violentos com motivações ideológicas e objeções ao exercício da autoridade governamental e à transição presidencial, assim como outras queixas percebidas alimentadas por falsas narrativas, podem continuar a se mobilizar para incitar ou cometer violência", afirmou o comunicado.

A invasão pode ter encorajado extremistas domésticos a visar políticos eleitos e estabelecimentos do governo, segundo o texto, emitido pelo secretário interino de Segurança Nacional, David Pekoske — o titular da pasta, Alejandro Mayorkas, ainda não teve sua nomeação confirmada pelo Senado.

Os extremistas são motivados por questões que incluem restrições devido à pandemia de coronavírus, os resultados das eleições de 2020, uso de força policial e uma forte oposição à imigração, afirmou o departamento.

"DHS [Departamento de Segurança Nacional, na sigla em inglês] está preocupado que esses mesmos atores da violência vão permanecer no início de 2021", disse o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp