Mundo

Governo Biden inicia estudo para fechar prisão de Guantánamo

Reprodução/DoD/Lisa Ferdinando
Criada para abrigar suspeitos estrangeiros após os ataques de 11 de setembro de 2001, local ficou conhecido por episódios de tortura e violação à direitos humanos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/DoD/Lisa Ferdinando

Publicado em 12/02/2021, às 15h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do democrata Joe Biden iniciou uma análise formal com o objetivo de fechar a prisão militar norte-americana na Baía de Guantánamo, em Cuba.  A informação foi compartilhada por uma autoridade da Casa Branca com a agência Reuters nesta sexta (12).

Criada para abrigar suspeitos estrangeiros após os ataques de 11 de setembro de 2001, o local ficou conhecido por episódios de tortura e violação à direitos humanos.

De acordo com informações da publicação, assessores envolvidos em conversas internas estão cogitando um decreto a ser assinado por Biden nas próximas semanas ou meses. Contudo, tal iniciativa dificilmente fechará logo as portas da instalação de alta segurança. 

O impacto imediato das intenções do atual governo pode acabar reinstaurando a diretriz de fechamento de Guantánamo do ex-presidente Barack Obama - que acabou revertida por seu sucessor, Donald Trump.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp