Mundo

Lava do vulcão Cumbre Vieja destrói mais de 100 casas em La Palma

eprodução/Televisión Canárias
Bnews - Divulgação eprodução/Televisión Canárias

Publicado em 20/09/2021, às 10h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A lava do vulcão Cumbre Vieja causou estrago na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias. Segundo informação das autoridades locais, mais de 100 casas foram destruídas. 

Após dias de alerta, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no último domingo (19). Esta foi a primeira atividade do Vieja registrada no local nos últimos 50 anos. Cerca de 5 mil pessoas foram retiradas do lugar. 

Em entrevista para à televisão pública, o prefeito de El Paso, um dos locais afetados, afirmou que os moradores passam por um momento de incerteza. "Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada", descreveu Sergio Rodríguez. 

O governo regional das Ilhas Canárias afirmou na manhã desta segunda-feira (20) pelo Twitter que não há previsão de novas erupções. Os fluxos de lava seguem na direção do mar. 

Risco de tsunami na Bahia

Em entrevista ao BNews no último dia 16, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, ressaltou que a chance de um tsunami, provocado por uma erupção no litoral da África, atingir a Bahia, incluindo a capital, é pequena. Ele comparou o evento a ser atingido por um raio na cabeça. 

"Há a possibilidade do fenômeno vulcânico, mas pra essa possibilidade se desdobrar em problema maior e chegar à costa de Salvador e atingir casas, é muito distante", disse Macêdo. A notícia do tsunami foi divulgada pelo jornal Correio nesta quinta. Apesar do alarde, a própria matéria ressalta que a possibilidade é considerada remota. 

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp