Mundo

Presidente dos EUA promete proteger Taiwan em caso de ataque chinês

Reprodução/ CNN
Bnews - Divulgação Reprodução/ CNN

Publicado em 22/10/2021, às 07h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse à CNN que o país está empenhado em defender Taiwan caso seja atacado pela China.

Questionado pela CNN se os EUA protegeriam Taiwan caso a China atacasse, Biden respondeu positivamente. “Sim, temos o compromisso de fazer isso”, disse ele.

O presidente norte-americano fez declarações semelhantes no passado, apenas para a Casa Branca dizer que a política americana de longa data não mudou em relação à ilha.

Os EUA fornecem armas defensivas a Taiwan, mas permaneceram intencionalmente ambíguos sobre a possibilidade de intervir militarmente no caso de um ataque chinês.

Nas últimas semanas, Pequim enviou dezenas de aviões de guerra para perto da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan, e o presidente chinês Xi Jinping disse que a “reunificação” entre a China e Taiwan era inevitável.

Biden também afirmou que não estava preocupado com um conflito militar intencional com a China – mas indicou que estava preocupado com uma escalada não intencional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp