Mundo

Falta de mão de obra pode gerar crise econômica em Portugal

Divulgação Getty Imagens
O país necessita de trabalhadores com urgência   |   Bnews - Divulgação Divulgação Getty Imagens

Publicado em 19/11/2021, às 17h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A crise da falta de mão de obra chegou aos solos portugueses, e lá a situação se encontra crítica ao ponto de em breve, caso prossiga, abalar as estruturas orçamentarias e econômicas do país.

Além da pandemia do Covid-19, emigração para outros países europeus em busca de melhores salários, envelhecimento da população em idade ativa e pagamento de subsídios são os fatores apontados para a falta de interesse nas vagas.

Leia mais:  

Pesquisas online sobre saúde animal e alimentação crescem 900% só neste ano

Gilberto Kassab e Antônio Brito se reúnem com presidente de Portugal

Associação de tênis desafia China após sumiço de atleta que denunciou abuso; entenda caso

Esquerda baiana reage após professora ser acusada de doutrinar comunismo

Segundo informação transmitida pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), durante um congresso em Albufeira, no Algarve , o turismo que gerou 15,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, taxa reduzida à metade na pandemia de coronavírus, precisaria de 15 mil trabalhadores,

Somente para o Algarve estima-se que é preciso contratar até 60 mil pessoas. E não apenas para o turismo, mas para outros setores. Pouca habitação disponível e a sazonalidade são problemas e, com pouca concorrência, há brasileiros com dois ou mais trabalhos na região.

Para tentar preencher vagas abertas, empresas de hotelaria recrutam no Brasil. Exemplo do grupo Vila Galé, com dezenas de unidades em cidades brasileiras e em Portugal.

O “Jornal de Notícias” realizou um levantamento com as associações dos setores e constatou que construção civil precisaria de 70 mil trabalhadores, enquanto os restaurantes necessitam de até 25 mil.

Leia também: 

Brasil registra 293 mortes por covid-19 em 24 horas

Três partidas darão sequência a penúltima rodada da Série B, nesta sexta-feira (19)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp