Mundo

Brasil estuda exigir visto de visitantes mexicanos

Arquivo/Agência Brasil
Medida será tomada após o país exigir documento dos brasileiros  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 28/11/2021, às 09h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo brasileiro estuda exigir visto para os mexicanos após o país definir que, a partir de dezembro, para entrar no México os brasileiros terão de apresentar o documento.

Na última sexta-feira (26) o México anunciou a suspensão, a partir de 11 de dezembro e em caráter temporário, do Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Comuns, assinado com o Brasil em 23 de novembro de 2000. De acordo com o governo mexicano, conforme apurado pelo jornal O Globo, a medida foi tomada em razão do grande número de brasileiros que ou usavam o benefício para trabalhar ilegalmente no país e ingressar de forma irregular para os Estados Unidos. 

Em nota divulgada neste sábado, o governo brasileiro informou ter pedido às autoridades mexicanas que a medida tenha “vigência transitória e de curta duração e contribua para a redução do número de inadmissões”.

“O Brasil entende a medida como expressão da soberania do Estado mexicano no que diz respeito à determinação das condições de ingresso de estrangeiros em seu território”, diz um trecho da nota.

A decisão foi anunciada em outubro, mas só agora foi publicada. Cidadãos brasileiros portadores de passaporte comum que cheguem ao país da América do Norte por via aérea como turistas ou a negócios (sem autorização para realizar atividades remuneradas no país) deverão solicitar às autoridades migratórias mexicanas, antes da viagem, autorização eletrônica para entrada naquele país, por meio de página eletrônica a ser disponibilizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp