Mundo

Violência impede ajuda ao Haiti

Publicado em 21/11/2010, às 09h04   Redação Bocao News


FacebookTwitterWhatsApp

A onda de violência que domina o Haiti está prejudicando o trabalho das agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU). O alerta é das agências que encontram dificuldade para executar ações emergenciais de ajuda ao país.

Conforme as entidades de ajuda estrangeira, elas estão sem condições de prestar atendimento de saúde aos contaminados pelo cólera e demais doentes, assim como não há meios de distribuir água, alimentos e material de higiene. Nos últimos dias, houve protestos contra a presença de militares das forças de paz da ONU, que são comandadas pelo Brasil.

Mais de 1,1 mil pessoas morreram e 17 mil estão infectadas pelo cólera, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde do país. Há casos de contaminação nas dez regiões do país. Os manifestantes acusam as tropas do Nepal de serem responsáveis pela epidemia.

O número de mortes por cólera aumenta e a situação de insegurança impede que a ajuda chegue aos que mais precisam deles, como as crianças desnutridas, as gestantes e os idosos, informa a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS ). O clima de violência impede a distribuição de refeições para 190 mil crianças e 35 mil gestantes.

O enviado da ONU ao Haiti, Edmond Mulet, apelou para que os manifestantes cessem os bloqueios nas estradas, nas pontes e no aeroporto. Segundo ele, se não ocorrer isso, a assistência humanitária será prejudicada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp