Mundo

Caso WikiLeaks

Imagem Caso WikiLeaks
Recurso da Suécia foi recusado. Assange aguardará decisão em liberdade   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/12/2010, às 12h56   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Alta Corte de Londres confirmou nesta quinta-feira (16) a decisão de conceder liberdade condicional, mediante pagamento de fiança de R$ 533 mil, a Julian Assange, fundador do site WikiLeaks. A corte recusou uma apelação da procuradoria da Suécia, que queria manter Assange preso até 11 de janeiro, quando ocorrerá uma nova audiência.

Um juiz de um tribunal inferior havia decidido na terça-feira conceder a liberdade condicional ao fundador do WikiLeaks, mas ele seguia detido por conta do recurso dos advogados que defendem os interesses suecos. Assange é acusado por duas ex-voluntárias do WikiLeaks de coação sexual e de ter mantido relações com elas sem usar preservativos - o que, na Suécia, é considerado uma forma leve de estupro.

As autoridades suecas querem que ele seja deportado para o país para ser ouvido no caso. Ele rejeita as acusações, quer evitar a extradição e se diz vítima de perseguição política.

Hoje pela manhã, o jornal “Folha de S.Paulo” publicou, em inglês, uma série de documentos fornecidos pelo WikiLeaks. De acordo com um dos telegramas, até o presidente Lula assistiu o filme “Dois Filhos de Francisco” por meio de uma cópia pirata. Informações do Estadão e Exame.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp