Mundo

Horacio Cartes é eleito presidente do Paraguai

Publicado em 22/04/2013, às 10h30   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato do Partido Colorado, Horacio Cartes, foi eleito presidente do Paraguai nas eleições realizadas no país neste domindo (21). De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), ele venceu com uma diferença de 9 a 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado Efraín Alegre, do Partido Liberal. A apuração dos votos ainda não foi concluída.

Às 23h23, o site do TSJE informava que 99,26% dos votos para presidente tinham sido apurados, com 45,8% para Cartes e 36,94% para Alegre. Em seu discurso de vitória, Cartes reafirmou seu compromisso eleitoral de dar "um novo rumo ao Paraguai".

O triunfo de Cartes devolve o poder aos colorados, que deixaram o comando do país em 2008 depois de 60 anos, quando uma coalizão de centro-esquerda liderada pelo ex- bispo católico Fernando Lugo os derrotou em uma alternância histórica no Paraguai.

 Uma hora antes da divulgação do resultado oficial das eleições do país, Alegre assumiu sua derrota para o concorrente Colorado. "Fizemos um esforço extraordinário. Não foi possível vencer", admitiu o liberal.

Horacio Cartes é eleito no Paraguai. Mais cedo no microblog Twitter, Cartes agradeceu aos eleitores paraguaios pelo "comportamento exemplar" durante as eleições "apesar das diferenças". "E, sobretudo, obrigado a Deus por me dar esta oportunidade de fazer algo pelo meu país!". (clique aqui para acessar).




O novo presidente será empossado apenas em 15 de agosto, para um mandato de cinco anos. Além de escolher o novo presidente, os paraguaios foram às urnas para escolher também o novo vice-presidente, membros do Congresso bicameral e as autoridades departamentais para os próximos cinco anos.

Os simpatizantes do Partico Colorado saíram nas ruas para comemorar a vitória ainda na tarde deste domingo, após pesquisa boca de urna dar vitória a Cartes.

Esta foi a para primeira eleição presidencial no Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo, que teve o mandato cassado em processo de menos de 36 horas em junho de 2012.

Fonte: G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp