Mundo

João Paulo II será beatificado em maio

Imagem João Paulo II será beatificado em maio
Cerimônia acontece no mesmo mês da beatificação da freira baiana Irmã Dulce, marcada para 22 de maio  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/01/2011, às 14h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


O papa Bento XVI promulgou nesta sexta-feira (14) decreto reconhecendo o milagre pela intercessão de Karol Josef Wojtyla. Com isso, o papa João Paulo II, morto em 2005, será beatificado em 1º de maio de 2011, segundo informou o Vaticano. A beatificação é o primeiro grande passo para a canonização na Igreja Católica.

A freira francesa Marie Simon-Pierre, 47, diz ter sido repentinamente curada de mal de Parkinson, dois meses depois da morte de João Paulo II, quando teria orado pedindo sua intercessão para se curar da doença. Médicos apontados pela Igreja concordaram que não há explicação científica para a cura da freira e o milagre foi aceito.

Em geral, as fases iniciais dos processos de canonização levam décadas ou mesmo séculos. Mas em maio de 2005, um mês depois da morte de João Paulo II, Bento XVI abriu uma exceção, dispensando-o do prazo habitual de cinco anos após a morte do candidato a santo.

Depois da cerimônia de beatificação, quando João Paulo 2º receberá o título de abençoado, a Igreja Católica terá que provar um segundo milagre para que ele se torne santo.

Primeiro não italiano no cargo em 450 anos, ele foi gravemente ferido em um atentado em 1981. Nos últimos anos, o papa sofria do mal de Parkinson.

A cerimônia de beatificação de João Paulo II será realizada no mesmo mês em que será realizada a de beatificação da freira baiana Irmã Dulce, marcada para 22 de maio.



A missa na qual ocorrerá o rito de beatificação de Irmã Dulce acontece em 22 de maio, no Parque de Exposições, em Salvador. A celebração será feita pelo padre Manoel Filho, o mesmo que conduziu o evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.

A designação foi do Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo.

O decreto que formaliza a condição de beata de Irmã Dulce foi assinado por Bento XVI  em 10 de dezembro. A abertura do processo de beatificação de Irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp