Mundo

Sob forte crise, Cavaco Silva é reeleito presidente

Publicado em 23/01/2011, às 18h01   Redação Bocão News



Mesmo diante de uma crise que abala a credibilidade do governo portuguêns na comunidade europeia, o presidente, Aníbal Cavaco Silva, relegeu-se neste domingo (23), quando os lusitanos decidiram os rumos do país em uma votação chamuscada pela crise na zona do euro.

Numa campanha em que liderou as pesquisas de opinião, Cavaco Silva, do Partido Social Democrata, elegeu-se com 53% dos votos, contra 19.7% de seu adversário mais próximo, o socialista Manuel Alegre.

Apesar da vitória, o número de portugueses que deixaram de ir às urnas foi superior aos votos conquistados por Cavaco Silva, já que 53,4% dos eleitores não votaram.

Embora seu partido esteja na oposição, a reeleição de Cavaco Silva para o cargo cerimonial dará força à minoria no governo socialista do primeiro-ministro José Sócrates enquanto ele luta para evitar a necessidade de ajuda internacional.

Ex-professor de Economia e primeiro-ministro entre 1985 a 1995, Cavaco Silva deve reforçar as políticas de Sócrates para cortar o déficit orçamentário de Portugal, por meio de medidas de austeridade. (Com informações do G1)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp