Mundo

Adolescente quase fica cega por dica de beleza vista no TikTok; saiba detalhes

Reprodução
Mãe da adolescente agora está se manifestando para alertar outros pais sobre os perigos  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 26/01/2024, às 08h02


FacebookTwitterWhatsApp

A adolescente Amelia Gregory, 13 anos, de Cheshire, na Inglaterra, assistiu a  um vídeo de uma influenciadora que dava dicas de beleza no TikTok. Na filamgem,  alguns truques de cuidado com a pele eram ensinados e Amelia resolveu seguir. O que ela não imaginava é que isso quase resultaria na perda de sua visão. As informações são da Revista Crescer.

A influenciadora, que também era adolescente, mostrava como usar alguns produtos para deixar a pele brilhando e que ajudariam a retardar o envelhecimento. Porém, alguns dos produtos recomendados continham uma substância chamada retinol na composição. O retinol é uma forma de vitamina A, usado frequentemente em cosméticos que prometem a redução das rugas.

Embora o ingrediente aumente a produção de células da pele, quando usado em excesso, sobretudo em peles mais jovens e sensíveis, pode causar queimação, vermelhidão e descamação.

“Amelia desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, lembra Claire, 41, mãe da adolescente, que é médica de saúde feminina, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail. “A pele do rosto dela estava descascando e ela tinha manchas vermelhas. Perguntei, em pânico, o que ela tinha feito e ela soluçou: ‘Um vídeo de cuidados com a pele’”, conta.

A jovem explicou que seguiu as instruções de skincare de uma influenciadora. No vídeo, a pessoa ensinava os seguidores a fazer uma 'máscara' usando um creme de retinol, outro produto de retinol e um produto com um ácido fraco, frequentemente usado por mulheres mais velhas para iluminar e esfoliar a pele. “O rosto dela estava todo vermelho”, diz Claire. “O que quer que ela tenha colocado, queimou tanto a pele dela que ela ficou com vergões. Fiquei atordoada”, explica a mãe, que levou a filha ao médico.

O especialistadisse que o problema se resolveria rapidamente, mas, com o passar dos dias, a pele de Amelia foi ficando mais dolorida e o olho esquerdo dela ficou vermelho e inchado. A mãe a levou à farmácia, para buscar uma indicação de algo que pudesse aliviar o problema, mas foi orientada a correr com a filha para o pronto-socorro.

No hospital, a adolescente foi internada imediatamente porque, em questão de dias, tinha desenvolvido uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele – uma condição conhecida como celulite facial. Essa infecção chegou ao olho dela. “Aquela pele escamosa e aberta infeccionou e essa infecção se espalhou para o olho esquerdo. A certa altura, parecia que se espalharia para o direito também”, relata Claire. “Os médicos me disseram que a infecção poderia fazer com que ela perdesse a visão. Fiquei apavorada e não conseguia acreditar - tudo isso por causa dos cuidados com a pele”, desabafa a mãe, inconformada. Mais tarde naquele dia, mal conseguindo abrir os olhos ou piscar, Amelia recebeu soro intravenoso.

Com a filha recuperada, a mãe da adolescente agora está se manifestando para alertar outros pais sobre os perigos. “Fique atento ao que seus filhos estão assistindo online, certifique-se de que eles cuidem da pele apenas com produtos feitos para peles jovens”, recomenda. “Como mãe dela, assumo total responsabilidade pelo que ela estava vendo. Mas acho errado que um creme contendo retinol possa ser vendido para crianças. Os médicos conseguiram salvar a pele e a visão de Amelia, mas poderia ter sido diferente”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp