Mundo

Álcool adulterado deixa 23 mortos na Turquia

Reprodução Pixabay
Casos de intoxicação por álcool adulterado são recorrentes no país  |   Bnews - Divulgação Reprodução Pixabay
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 20/01/2025, às 10h47



Em menos de 48 horas, 23 pessoas morreram em Istambul e mais de 30 estão internadas em estado grave após consumirem álcool adulterado, informou a autoridade local.

Na segunda (13), foram confirmadas 19 mortes e todas atribuídas à ingestão de álcool contaminado com metanol, uma substância industrial altamente tóxica, distinta do etanol utilizado em bebidas alcoólicas.

Esses casos de intoxicação por álcool adulterado são recorrentes na Turquia, especialmente devido ao aumento significativo da produção clandestina, impulsionada pelos elevados impostos sobre bebidas alcoólicas. Em 2024, 48 pessoas morreram em Istambul vítimas desse tipo de envenenamento.

O gestor da megalópole informou que as autoridades revogaram as licenças de 63 empresas acusadas de vender álcool contrabandeado. Proprietários de estabelecimentos especializados criticam o governo, atribuindo-lhe responsabilidade por essas tragédias em razão das altas taxas que dificultam o acesso a bebidas legalizadas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, frequentemente crítico do consumo de álcool e tabaco, é acusado por opositores de buscar uma islamização da sociedade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)