Mundo

Após aumento de tensão com Rússia, EUA enviam maior porta-aviões do mundo à Noruega

Reprodução/Twitter
Russos demonstraram irritação com a medida com a medida  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/05/2023, às 13h45


FacebookTwitterWhatsApp

Os Estados Unidos enviou, na última quarta-feira (24), o maior porta-aviões do mundo para a Noruega. A medida é encarada como uma demonstração de força da Otan em um momento de aumento da tensão do grupo com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia.

O navio e sua tripulação vão participar de exercícios de treinamento com as Forças Armadas norueguesas na costa do país nos próximos dias. O USS Gerald R. Ford tem capacidade para transportar 75 aeronaves e conta com tripulação de 4,5 mil marinheiros.

“Esta visita é um sinal importante da estreita relação bilateral entre os EUA e a Noruega e um sinal da credibilidade da defesa e dissuasão coletivas”, disse Jonny Karlsen, porta-voz do Quartel-General Conjunto Norueguês. 

De acordo com a mídia norueguesa, o porta-aviões navegaria ao norte do Círculo Polar Ártico. Karlsen não comentou sobre as reportagens. 

Já a embaixada russa em Oslo condenou a visita do porta-aviões. “Não há questões no norte (Ártico) que exijam uma solução militar, nem tópicos em que seja necessária intervenção externa”, disse em um post no Facebook.

Membro da Otan, a Noruega faz fronteira com a Rússia. Em 2022, o país se tornou o maior fornecedor de gás da Europa após uma queda nos fluxos de gás russo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp