Mundo

Astronautas irão retornar à Terra após meses presos no espaço; entenda o caso

Divulgação/Nasa
Após quase um ano no espaço, astronautas irão retornar à terra nesta terça-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Nasa

Publicado em 18/03/2025, às 11h04   Maurício Viana



Após cerca de nove meses "presos" no espaço, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornarão à Terra nesta terça-feira (18). Inicialmente, o retorno estava previsto para quarta-feira (19), mas as condições climáticas levaram ao ajuste da data.

Eles estarão acompanhados do astronauta Nick Hague e do cosmonauta da Roscosmos, Aleksandr Gorbunov. Integrantes da missão Crew-9, Nick e Aleksandr iriam para a jornada espacial com mais dois membros, mas a equipe foi reduzida para permitir que Butch e Suni retornassem com eles.

"A meta de retorno atualizada continua a permitir que os membros da tripulação da estação espacial concluam as tarefas de transferência, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade operacional antes das condições climáticas desfavoráveis esperadas para o final da semana", disse a NASA em comunicado.

A demora no retorno de Butch e Suni ocorreu devido a um erro no voo teste da nave Starliner, da Boeing, que teve dificuldades para atracar na estação. Foram cogitadas opções como uma missão de resgate, mas o receio de novos problemas levou ao adiamento do retorno.

Decidiu-se então que Butch e Suni pegariam carona na missão Crew-9 para retornar à Terra. A viagem de volta teve início por volta das 02h05 (horário de Brasília) e deve durar 17 horas, sendo realizada com a nave SpaceX Dragon.

Os preparativos para o início da descida à Terra começarão por volta das 17h45 (horário de Brasília), com a estimativa de que a descida para a atmosfera terrestre tenha início às 18h11, e a aterrissagem ocorra por volta das 18h57. O resgate dos tripulantes será feito na Flórida, na costa sudeste dos Estados Unidos, mas o local exato ainda não foi definido.

A NASA transmitirá todos os momentos, a partir da descida, em seu site oficial.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp