Mundo

Autor de ataque em Paris admite ter matado por racismo

Reprodução/Redes Sociais
A confissão do racismo lhe rendeu um agravante de "motivação racial" nas acusações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 25/12/2022, às 09h24   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Em confissão durante em um interrogatório, o francês de 69 anos que matou três curdos em um ataque a tiros em Paris na última sexta-feira (23) teria admitido que é "racista" e teria sido essa a motivação para o crime. A informação é da agência AFP, que diz que a confissão lhe rendeu um agravante de "motivação racial" nas acusações de homicídio, tentativa de homicídio, violência armada e violação de leis sobre armas.

O ataque ocorreu no centro cultural Ahmet Kaya, situado no movimentado 10º arrondissement de Paris, e provocou a fúria da comunidade curda, que desde sexta protesta nas ruas da capital francesa contra o racismo e a xenofobia.

O atirador ainda atacou um salão de beleza, onde acabou preso pela polícia. Três pessoas também ficaram feridas no atentado, sendo que uma está internada na UTI em estado grave. Dois homens, Abdulrahman Kizil e Mir Perwer, e uma mulher, Emine Kara - eram militantes do Conselho Democrático Curdo da França, entidade que tem sede no centro cultural Ahmet Kaya.

Reincidente - Condutor de trens aposentado, o agressor chegou a ser condenado por violência armada em 2016, nos subúrbios de Paris, mas acabou absolvido em segunda instância. Em outro caso, este de 2021, ele atacou um acampamento de imigrantes na capital armado com um sabre, deixando dois feridos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp