Mundo

Avast recebe multa milionária por coleta e venda de dados de usuários

Divulgação/Avast
Avast recebe multa milionária por violação de privacidade de usuários  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Avast

Publicado em 23/02/2024, às 20h07   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A gigante de segurança digital Avast foi condenada em US$ 16,5 milhões (R$ 82,3 milhões em conversão direta) por armazenar e vender dados de usuários sem consentimento, conforme anunciado pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos na última quinta-feira (22). A informação é do portal TecMundo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com a queixa da FTC, a Avast coletou dados de usuários por meio de seu antivírus e extensão para navegador de 2014 até 2020. Esses dados incluíam informações sensíveis, como hábitos de navegação na web, preferências religiosas, saúde, posicionamento político, localização, finanças pessoais, entre outros.

Os dados coletados foram armazenados indefinidamente pela Avast e posteriormente vendidos para mais de 100 clientes externos sem notificar adequadamente os consumidores, conforme destacado no documento da FTC.

A investigação sobre a coleta de dados foi iniciada em 2020, após a divulgação de documentos internos da Avast pelos sites Motherboard e PCMag. Descobriu-se que até mesmo atividades como pesquisas no Google, buscas no Maps e perfis visitados no LinkedIn foram registrados.

Em resposta, a Avast afirmou sua missão de proteger a vida digital dos usuários e, embora discordasse das alegações da FTC, concordou em resolver a questão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp