Mundo

Brasil se diz preocupado com violência após processo eleitoral de Moçambique

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições têm se enfrentado com muita agressividade em Moçambique  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 09/11/2024, às 21h39   Cadastrado por Lucas Pacheco



O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota neste sábado (9) afirmando que o governo brasileiro acompanha, preocupado, a escalada de violência em Moçambique, após o processo eleitoral do país que ocorreu em outubro. 

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições têm se enfrentado com muita agressividade no país africano, e já há registro de mortos e inúmeros feridos.

"Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático", diz um trecho da nota

Segundo a Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, Daniel Chapo, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), candidato do atual presidente, Filipe Nyusi, foi o vencedor do pleito. 

Porém, apoiadores do candidato de oposição, Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), que se declarou vencedor,  questionam o resultado. 

A Agência de Informações de Moçambique afirmou que o Hospital Central de Maputo (HCM), capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira (07).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp