Mundo

Brics anuncia ampliação do bloco com mais seis países; veja lista

Reprodução/Youtube SABC News
Os seis países convidados precisarão cumprir com condições para participar do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube SABC News

Publicado em 24/08/2023, às 07h42   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Brics anunciou nesta quinta-feira (24) que terá mais seis países em seu grupo. Foram convidados formalmente para integrar o bloco econônico Argentina, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.

A novidade foi anunciada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, durante a cúpula do bloco, da qual também participa o chefe de governo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os seis países convidados precisarão cumprir com algumas condições para participar do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.

Atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics discutiu ativamente ampliação do seu bloco durante a cúpula. 

"Os cinco membros chegaram a um acordo sobre os princípios orientadores, padrões, critérios e procedimentos do processo de expansão. Temos consenso sobre a primeira fase deste processo de expansão", disse Ramaphosa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp