Mundo
por Antonio Dilson Neto
Publicado em 03/03/2026, às 15h40
O jovem britânico Daniel Jackson, de 21 anos, se autoproclamou presidente da chamada República Livre de Verdis, criada por ele mesmo em 2019. A “nação” ocupa uma área equivalente a cerca de 75 campos de futebol às margens do Rio Danúbio, em uma região disputada há décadas por Sérvia e Croácia.
Verdis, também conhecida como Pocket 3, tem um tamanho ligeiramente superior ao do Vaticano.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Detalhe importante: nem Jackson nem os cerca de 400 “cidadãos” da micronação chegaram a visitar o território.
O autoproclamado presidente afirma já ter criado passaportes oficiais de Verdis, com direito a marca d’água e tinta visível sob luz ultravioleta.
Em entrevista ao jornal The Sun, Jackson afirmou que iniciativas como essa tornam o mundo mais interessante. “No fim das contas, você tem que ser completamente louco para governar um país nos Bálcãs. Mas não nos importamos com o que os outros dizem. Provavelmente são só chatos. O mundo é chato sem algo assim acontecendo”, declarou.
Desde 2019, ele nomeou ministros e embaixadores para compor o alto escalão do governo de Verdis. Quando o expediente termina, segundo o próprio, a equipe joga videogame.
Até agora, nenhuma nação reconheceu a soberania de Verdis.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso
Imperdível