Mundo

Capital de 4º país mais populoso do mundo está afundando e governo corre para inaugurar nova cidade

Divulgação
Nas últimas decadas, a cidade já afundou pouco mais de 2 metros em algumas localidades  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 17/09/2024, às 16h21 - Atualizado às 17h04



A cidade de Jacarta, capital da Indonésia, tem sofrido nos últimos anos com um acelerado e catastrófico afundamento, causado principalmente pela erosão excessiva da água subterrânea. Por conta disso, o governo local tenta buscar de todas as formas inaugurar uma nova capital para o país.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Com aproximadamente 10 milhões de habitantes, Jacarta tem sido acometida por inundações constantes devido à sua localização costeira e também pelo aumento do nível do mar. Nas últimas decadas, a cidade já afundou pouco mais de 2 metros em algumas localidades. 

Atualmente, cerca de 40% de Jacarta está abaixo do nível do mar. Para os residentes da megalópole, o afundamento do solo gera como consequência inundações crônicas e cada vez mais difíceis de serem drenadas, facilitando o contato da população com água suja e a proliferação de doenças.

Projeções indicam que grandes partes da cidade podem ficar submersas até 2050 e, por conta disso, a situação em Jacarta passa a ficar insustentável. O projeto da nova capital, chamado Nusantara, será localizado na ilha de Bornéu, em uma área menos vulnerável às mudanças climáticas e aos desastres naturais como inundações. 

O projeto está sendo planejado para ser uma capital verde e sustentável, integrando tecnologias modernas de urbanismo e preservação ambiental. A nova cidade visa não apenas aliviar a pressão sobre Jacarta, mas também promover o desenvolvimento econômico e a descentralização política da Indonésia.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)