Mundo
A chuva de meteoros Líridas deve atingir seu pico nas madrugadas de segunda (21) para terça-feira (22), com previsão de até 18 meteoros por hora. O fenômeno, que pode ser visto de várias regiões do Brasil, será mais visível por volta das 2h da manhã, segundo o Observatório de Astronomia da Unesp.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
De acordo com informações do UOL, a Líridas marca o início da temporada anual de chuvas de meteoros e é considerada de intensidade média, embora seja uma das mais relevantes do tipo. A origem da chuva está relacionada ao cometa Thatcher (C/1861 G1), que passa próximo à Terra a cada 415 anos, deixando um rastro de partículas que colidem com a atmosfera terrestre.
Esses pequenos corpos celestes, ao entrarem na atmosfera, se incendeiam devido ao atrito como o ar e produzem trilhas luminosas, popularmente conhecidas como “estrelas cadentes”. O fenômeno será mais visível no hemisfério norte, mas os brasileiros também poderão assistir ao espetáculo, principalmente em regiões com pouca poluição luminosa e céu limpo.
Segundo o site do projeto cientifico Exoss a observação pode ser feita em locais afastados de centros urbanos, como praias, áreas rurais ou parques, e sem o uso de telas eletrônicas, que comprometem a adaptação dos olhos ao escuro. A Lua estará em fase minguante, como 40% de iluminação, o que pode prejudicar um pouco a visibilidade, mas não impede a experiência.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso
Imperdível