Mundo

Coloração de urina de bebê faz médicos descobrirem câncer raro

Reprodução/Go Found Me
Bebê foi diagnosticado com câncer raro após alteração na coloração de sua urina  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Go Found Me

Publicado em 04/01/2024, às 22h07   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um bebê inglês de apenas 1 ano e quatro meses foi diagnosticado com um tipo raro de câncer após a mãe notar que sua urina estava com uma coloração escura e cheiro forte. Jaxon Hart tinha tumor de Wilms, um tipo agressivo de doença nos rins, que atinge especialmente crianças menores de seis anos.

Segundo a mãe do menino, Stacie Hart, a urina do filho estava tão escura quanto Coca-Cola. "Os médicos o levaram para uma ultrassonografia que revelou uma massa de cinco centímetros de diâmetro no rim dele. Era quase o órgão direito inteiro”, lembrou, em entrevista ao Daily Mail.

Além do xixi, o menino estava com uma tosse persistente. Os médicos suspeitaram da metástase para o pulmão, o que justiticaria a tosse intensa, mas descobriram posteriormente que o sintoma estava relacionado a uma infecção causada pelo mal funcionamento dos rins.

Jaxon teve seu rim removido e, antes da cirurgia, passou por cinco sessões de quimioterapia. Após o procedimento, fez mais um mês de terapia e, desta forma, os sinais de tumor desapareceram. Agora, com 1 ano e sete meses, ele está estável.

Entenda a doença

O tumor de Wilms é bastante raro, apesar de ser responsável pela maioria dos diagnósticos de tumor renal em crianças.

Ele é formado por células-tronco, que normalmente se especializam e se tornam células de diferentes tipos. No caso dos rins, em pacientes saudáveis, elas seguem amadurecendo até cerca de quatro anos de idade.

Nas crianças que têm o tumor, as células param de se especializar e continuam se multiplicando, formando massas malígnas. Eles não apresentam sintomas específicos em estágios iniciais e crescem bem rápido, por isso costumam ser diagnosticados tardiamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp