Mundo

Com o objetivo do contornar crise, Argentina cria o ‘dólar Coldplay’ e o ‘dólar Qatar’

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Objetivo do governo é estimular o setor de eventos e impedir a saída de divisas do país  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 13/10/2022, às 13h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Argentina anunciou a criação de duas novas versões do dólar, o ‘dólar Coldplay’ e o ‘dólar Qatar’, na última terça-feira (11). O anunciou foi feito em meio a um cenário de alta dos preços, tendo como objetivo estimular o setor de eventos do país, além de impedir a saída de divisas do território nacional.

Atualmente, existem 15 variações de dólar na Argentina. O ‘dólar Coldplay’, inspirado na banda britânica, valerá 314 pesos e será usado para facilitar a contratação de bandas e artistas para shows internacionais. Já o ‘dólar Qatar’, em referência ao país sede da Copa do Mundo 2022, será destinado ao turismo e cotado a 204 pesos por dólar. A título de comparação, o dólar oficial vale 149 pesos.

O ‘dólar Qatar’ é a aposta do país para evitar a saída do dinheiro do país, com a imposição de mais taxas para uso do cartão de crédito fora da Argentina. A nova taxa é de 45% para comprar no exterior, válida para gastos acima de 300 dólares.

Desde 2018, as pessoas na Argentina só podem comprar até 200 dólares por mês pela cotação oficial. A medida foi adotada como uma política de restrição as divisas no país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp