Mundo

Congressista filho de brasileiros mente em currículo e admite trapaça; entenda

Reprodução/Instagram/@santos4_congress
O congressista, identificado como George Santos, reconheceu que não tem formação na universidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram/@santos4_congress

Publicado em 29/12/2022, às 08h10 - Atualizado às 08h10   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O republicano George Santos, eleito para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, entrou no radar da investigação da Justiça, no setor criminal, depois de ter mentido sobre partes de seu currículo. A informação foi publicada nesta quarta-feira (28) pela mídia americana, que contou com a citação de promotores de Nova York.

Com a vitória de Santos, cria de imigrantes brasileiros, ajudou o Partido Republicano a conquistar uma estreita maioria simplificada na Câmara ao ganhar uma cadeira por um distrito de Nova York em função das eleições na metade do mandato de novembro. 

Todavia, uma investigação do jornal The New York Times questionou os principais aspectos referentes a sua educação e a sua experiência profissional revelados no decorrer da campanha eleitoral. O republicado ainda reconheceu, na última segunda-feira (26), que inventou trechos significativos de seu currículo.

Primeiro, ele confessou que sequer se formou na universidade assim como nem trabalhou no Citigroup Bank ou no Goldman Sachs Investment Bank, apesar de ter alegado o oposto.

"As inúmeras invenções e inconsistências associadas ao congressista eleito Santos são nada menos que impressionantes", afirma a promotora do condado de Nassau, Anne Donnelly, dentro de um comunicado divulgado por diversos veículos de comunicação dos Estados Unidos.

Presente na “onda” republicana em Nova York, Santos derrotou o democrata Robert Zimmerman em um distrito que envolve Queens e Long Island, por uma maioria no partido de 222 a 212 dentro da Câmara em Washington. Por fim, diversos democratas pregaram que o líder republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, instaure uma votação para expulsar Santos caso ele se recuse a renunciar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp