Mundo

Conselho de Segurança da ONU discute conflito na Faixa de Gaza nesta segunda; saiba detalhes

Ricardo Stuckert/PR
Reunião do Conselho será presidida pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 30/10/2023, às 07h08


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (30), para discutir o avanço do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza.

A pedido dos Emirados Árabes Unidos, a reunião foi convocada emergencialmente e será presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O órgão enfrenta um impasse com tentativas frustradas de aprovar uma resolução humanitária a fim de permitir, principalmente, o trânsito de civis e a entrada de ajuda no território da Faixa de Gaza.

Iniciado em 7 de outubro, a guerra já deixou milhares de mortos em Gaza e Israel Segundo informações da Faixa de Gaza, mais de 8 mil pessoas já morreram no local. Do lado israelense, há cerca de 1.400 vítimas.

De acordo com a ONG Save the Children (“Salve as Crianças”, em português), ao menos 2.000 crianças foram mortas em Gaza desde o início do conflito.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem indicado uma nova ofensiva contra o território palestino. No sábado (28), forças israelenses deram início a uma operação por terra. Netanyahu afirmou que este é o começo de uma segunda fase da guerra.

A diplomacia brasileira tenta avançar em um acordo até a terça-feira (31), quando se encerra o mandato do Brasil à frente do Conselho da Onu. A partir do dia 1º de novembro, a presidência do conselho será exercida pela China.

O Itamaraty já avalia, no entanto, que o ambiente ainda não está consolidada para a votação e aprovação de um novo texto. Diplomatas admitem que o Brasil pode deixar a chefia do órgão sem conseguir construir uma posição de consenso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp