Mundo

Coroação do rei Charles III custa valor milionário para o povo; saiba quanto

Reprodução/The Royal Family Channel
O rei Charles III tem desagradado o grupo dos jovens da população britânica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/The Royal Family Channel
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 06/05/2023, às 07h36


FacebookTwitterWhatsApp

O público de Londres verá, neste sábado (6), a coroação do rei Charles III, como tática para formalizar o compromisso do novo monarca na Inglaterra. Como uma celebração do alto escalão, ela possui um preço digno de um rei. Ao todo, a cerimônia deve custar aproximadamente 100 milhões de libras (cerca de R$ 624 milhões) aos contribuintes britânicos, de acordo com informações divulgadas pela revista norte-americana Time.

Levando em consideração esse investimento, os custos da coroação são bancados pelos cofres públicos do país. Essa máxima virou alvo de contestação da população britânica, influenciada pela inflação persistente na região. Ainda conforme a publicação, cerca de 50% dos britânicos acima de 18 anos apontaram que a coroação do rei Charles III não deve ser financiada pelo governo. 

Nesse recorte, aproximadamente 62% são contra a realização das cerimônias com dinheiro público, na faixa etária de 18 a 24 anos. Por outro lado, conforme o avanço da idade, esse percentual sofre rebaixamento. De 25 a 49 anos, 55% são contra, enquanto de 50 a 64 anos, 46%, e, por fim, os maiores de 65 anos, apenas 44% são contra.

Recorte inverso

A coroação do rei Charles III também possui o caminho inverso quando o assunto é o ‘investimento’ do público nos custos da cerimônia. Entre os maiores de 65 anos, apenas 43% são favoráveis ao uso do dinheiro público. O percentual sofre um descenso de acordo com a idade.

De 50 a 64 anos, apenas 39% são favoráveis, enquanto de 25 a 49 anos, o número cai para 25%, fechando com 15% a favor na faixa etária de 18 a 24 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp