Mundo

Vice do Peru assumirá cargo de presidente deixado por Pedro Castillo que sofreu impeachment e foi preso

Reprodução/ Vídeo
A situação agrava a crise política no país, que até Castillo teve seis presidentes em seis anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 07/12/2022, às 17h16 - Atualizado às 17h36   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Logo mais, a vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, tomará posse no posto de presidente do país. O novo cargo caiu no colo na política, após Pedro Castillo, chefe do Executivo até horas atrás, ser preso depois de sofrer um impeachment. Tudo ocorreu nesta quarta-feira (07), depois que o mandatário fez um pronunciamento em TV aberta dissolvendo o Congresso do país e decretando estado de execução.

A decisão foi apoiada por 101 deputados, enquanto que 10 se abstiveram e seis votaram contra. A situação agrava a crise política no país, que até então já teve seis presidente em seis anos.

A aprovação do impeachment, que já tinha votação prevista para essa quarta, ocorre já na terceira tentativa formal de retirar Castillo do poder, desde que ele assumiu o cargo, em 2021. Esse último pedido foi motivo por denúncias do Ministério Público, que suspeitam que o líder esquerdista esteja envolvido em um esquema de corrupção.

A dissolução do parlamento que Castillo queria é entendida por alguns como um golpe de estado, entretanto, a Constituição peruana estabelece que, se o governo for derrotado em um voto de confiança, o presidente deve recompor seu gabinete. Caso isso aconteça mais uma vez, o mandatário pode então determinar a dissolução e convocar novas eleições legislativas. No caso em questão, o chefe do Executivo se precipitou, já que não havia sofrido a segunda derrota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp