Política

VÍDEO: Aliado de Lula, Pedro Castillo dissolve Congresso e convoca eleições no Peru; veja

Divulgação / Presidencia Perú
De acordo com Pedro Castillo, uma nova Constituição será elaborada no prazo de nove meses  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Presidencia Perú

Publicado em 07/12/2022, às 16h32   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Em comunicado feito nesta quarta-feira (7), o presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou o fechamento temporário do Congresso e a convocação de novas eleições parlamentares. De acordo com Pedro - que ligou para Lula (PT) dias após a vitória do petista nas urnas, no dia 30 de outubro -, uma nova Constituição será elaborada no prazo de nove meses.

O Congresso quebrou o equilíbrio de poderes para estabelecer a ditadura do Congresso com o endosso de sua Corte Constitucional”, disse o presidente peruano, que também decretou toque de recolher a partir de hoje, das 22h às 4h.

A declaração do presidente foi dada no momento em que o Congresso peruano inicia os debates sobre uma terceira moção de vacância, algo similar a um pedido de impeachment, contra ele.

A atitude do presidente está sendo enxergada por cientistas políticos e advogados constitucionalistas como uma tentativa de golpe de Estado, semelhante à de Alberto Fujimori, em 1992.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp