Mundo

Dados de voo indicam que avião na China foi derrubado intencionalmente; entenda

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A aeronave viajava em alta altitude, quando caiu em uma posição quase vertical, chocando-se contra uma montanha  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 17/05/2022, às 16h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Alguém que estava no cockpit derrubou intencionalmente o Boeing 737-800 da China Eastern em março, segundo pessoas com acesso à avaliação preliminar de autoridades dos Estados Unidos sobre o que levou ao acidente. As informações foram divulgadas pelo Wall Street Journal.

A aeronave viajava em alta altitude, quando caiu em uma posição quase vertical, chocando-se contra uma montanha com velocidade extrema. Todas as 123 pessoas que estavam no voo morreram. De acordo com a publicação, os dados de uma caixa preta recuperada dão indícios de que entradas nos controles empurraram o avião para o mergulho que causou o acidente.

Leia também:

Conforme as fontes do jornal, o avião caiu inesperadamente uma espiral e colidiu com o lado de uma montanha. Elas afirmaram que os dados da caixa pretas ugerem que alguém no cockpit inseriu dados que fizeram o avião mergulhar. Os rumos da investigação, com isso, agora se voltaram para os pilotos. Segundo a fonte do WSJ,  alguém no avião poderia ter invadido a cabine e o derrubado deliberadamente.

Dias após o acidente, o chefe do centro de investigação acidentes da Administração de Aviação Civil da China, Mao Yanfeng, disse que os controladores mantiveram contato com o avião durante todo o percurso até a primeira queda de altitude. No entanto, o relatório preliminar divulgado pelo órgão chinês não apontou nenhuma possível causa para a queda, gerando críticas por parte de especialistas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp