Mundo
Publicado em 08/02/2025, às 08h29 - Atualizado às 10h12 Maurício Viana
A deportação dos brasileiros que viviam nos Estados Unidos segue sendo alvo de polêmicas devido ao esquema adotado para o transporte. Mais um avião chegou ao Brasil, na tarde desta sexta-feira (7), no Aeroporto de Fortaleza, e, novamente, os transportados vieram algemados e sem acesso à alimentação, segundo informou em coletiva de imprensa a secretária de Diversidade do Ceará, Mitchelle Benevides.
"Teve pessoas que ficaram 12 horas sem comer, mas foram todos acolhidos, alimentados e passaram por tratamento hospitalar", disse a secretária, que também frisou que o governo do estado também prestou auxílio no contato com as famílias.
Segundo o portal g1, a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, declarou que os deportados viajaram com algemas nas mãos e nos pés, que foram retiradas quando o avião pousou no território nacional. Na aeronave, vieram 111 brasileiros sendo homens, mulheres, adolescentes e crianças.
A maior parte dos passageiros seguiram em um voo para Confins. "O que a gente pôde fazer de contato com a família, de tentar agilizar, para que eles pudessem ir para o melhor local, ou aqui ou para Confins. Eles estão saindo daqui sabendo que estão sendo repatriados e com o governo totalmente disposto a recebê-los da melhor forma", informou Socorro.
Este foi o segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde o governo de Donald Trump. Os passageiros saíram sem algemas da aeronave após a polêmica ocorrida no primeiro voo em janeiro, quando os deportados saíram da aeronave algemados, durante uma conexão em Manaus.
Ficou então decidido que os voos passariam a pousar em Fortaleza, que é uma das cidades mais próximas dos EUA. A intenção com a medida é reduzir o tempo em que os deportados passem algemados nos voos.
📲 Mantenha-se bem informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Imperdível
Qualidade JBL
Notebook bom e barato
não fique sem bateria