Mundo

Deslizamento de terra deixa pelo menos 33 mortos na Colômbia; saiba detalhes

Foto: Defesa Civil da Colômbia
O incidente ocorreu após um acúmulo de terra ceder por conta das chuvas fortes e soterrar um ônibus  |   Bnews - Divulgação Foto: Defesa Civil da Colômbia

Publicado em 05/12/2022, às 21h27 - Atualizado às 21h27   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Uma tragédia ocorreu neste domingo (04), na Colômbia, deixando, pelo menos, 33 pessoas mortas, de acordo com o ministro do Interior do país. Nove pessoas chegaram a ser resgatadas com vida após um deslizamento de terra soterrar um ônibus no noroeste do país. 

O veículo foi atingido entre Pueblo Rico e Santa Cecília, 230 quilômetros a noroeste da capital colombiana, Bogotá. O deslizamento ocorreu em virtude das fortes chuvas nesta época do ano. 

O presidente do país, Gustavo Petro, expressou suas condolências acerca do incidente no Twitter. “É com tristeza que anuncio que até agora 27 pessoas, incluindo 3 menores de idade, perderam a vida na tragédia de Pueblo Rico, Risaralda. Solidariedade com as famílias das vítimas, que contarão com o apoio integral do Governo Nacional”. 

Leonardo Fabio Singana, prefeito de Pueblo Rico, em entrevista a jornalistas, informou que as vítimas estavam sendo levadas para um ginásio esportivo quando a tragédia aconteceu. 

O ônibus viajava de Cáli, a terceira maior cidade da Colômbia, para o município de Condoto. 

A Colômbia, que tem sido atingida por uma estação chuvosa extremamente forte, já teve mais 538.000 desabrigados por conta do temporal, segundo estatísticas do governo. Mais de 216 pessoas foram mortas por conta das chuvas,  além das 48 que seguem desaparecidas.  

Essa forte concentração de tempestades pode ser atribuída ao fenômeno La Ninã, que ocorre por conta da diminuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp