Mundo

Embarcação com 16 mil animais é abandonada após ameaça; entenda

Reprodução/Vessel Finder/Gugli
Animais presos na embarcação enfrentam altas temperaturas e forte calor  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vessel Finder/Gugli
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 01/02/2024, às 06h55


FacebookTwitterWhatsApp

O navio Bahijah, das Ilhas Marshal, teve que interromper uma viagem pelo Mar Vermelho após sofrer ameaças do grupo miliciano Houthi, do Iêmen. A embarcação, que transportava cerca de 14 mil ovelhas e 2 mil bovinos, foi abandonada na costa da Austrália.

Recentemente, dois ataques a navios no Mar Vermelho, a principal rota marítima entre a Europa e a Ásia, perturbaram o comércio global.

De acordo com o Uol, o navio saiu do porto de Freemantle, na Austrália, no dia 5, em direção ao Oriente Médio. Porém, mudou de curso e foi abandonado no caminho, no porto de Kwinana, também na Austrália.

Os animais presos na embarcação enfrentam altas temperaturas, o que provocou protestos de entidades de proteção animal. As organizações também criticam a indústria de exportação de animais vivos da Austrália, que envia centenas de milhares de ovelhas e bois para o Oriente Médio todos os anos.

Ainda segundo à reportagem, após quase um mês no mar, alguns animais poderão ser descarregados, e outros exportados novamente. Se descarregados, terão que ficar 40 dias em quarentena, segundo as regras de biossegurança do país. Se enviados de volta ao mar, enfrentarão mais de 30 dias de viagem até Israel, contornando a África, para evitar o Mar Vermelho.

O Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália informou que o veterinário do exportador, a bordo no navio, está monitorando o gado e prestando informações. "Todos os relatórios até o momento indicam não haver sinais de quaisquer problemas significativos de saúde ou bem-estar com o gado a bordo", disse um porta-voz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp