Mundo
por Vagner Ferreira
Publicado em 02/03/2026, às 12h59
A viúva do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, Mansoureh Khojasteh, morreu nesta segunda-feira (2), após enfrentar ferimentos de ataques vindo dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, o mesmo que matou o marido, conforme informações da Reuters, com base em afirmações de autoridades iranianas. Sua filha, genro e neto também morreram.
Khamenei morreu no último sábado (28) enquanto cumpria “funções designadas” e também estava presente em seu local de trabalho. O chefe de estado tinha 86 anos e esteve à frente do governo iraniano por 35 anos, um dos governantes com mandato mais extensos.
Na madrugada de sábado (28), Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, que rapidamente anunciou ter retaliado, atacando bases militares americanas no Oriente Médio. Foram registradas explosões em cidades como Irã, Isfahan, Qom, Karaj e Kermanshah. O ex-presidente Donald Trump afirmou que a operação teve como objetivo defender o povo americano e proteger seus interesses na região.
A cidade passou a apresentar falhas graves em serviços de telefonia e internet e o governo iraniano interrompeu a circulação de voos. Em contrapartida, o Irã retaliou, lançando mísseis contra Israel, que declarou estado de emergência, conforme informações do portal Uol. Jerusalém, por sua vez, está mantendo escolas e prédios públicos fechados por precaução.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato
Limpeza inteligente
copa chegando