Mundo

Estudante de 14 anos faz descoberta revolucionária para feira de ciências; saiba qual

Bekele disputou contra mais de 2 mil inscritos na edição de 2023 - Divulgação | 3M
Heman Bekele venceu a "3M Young Scientists Challenge" com o produto criado  |   Bnews - Divulgação Bekele disputou contra mais de 2 mil inscritos na edição de 2023 - Divulgação | 3M

Publicado em 27/10/2023, às 17h42   Cadastrada por Alex Torres


FacebookTwitterWhatsApp

O estudante Heman Bekele, de 14 anos, fez uma descoberta surpreendente. Ele conseguiu desenvolver um sabonete voltado para o tratamento do câncer de pele e, com isso, venceu competição científica "3M Young Scientists Challenge".  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“O câncer de pele é encontrado principalmente em pessoas que vivem em países em desenvolvimento. Mas o preço médio de uma operação é de US$ 40 mil. Fiquei arrasado com a ideia de as pessoas terem que escolher entre o tratamento e colocar comida na mesa para suas famílias”, disse o adolescente ao site de sua escola. 

A competição que Bekele disputou com mais de 2 mil inscritos na edição de 2023. O sabonete desenvolvido tem custo estimado em 50 centavos (em dólar). 

Em um vídeo enviado para a competição, o jovem explica que misturou três ingredientes que reativam as células dendríticas: ácido salicílico, ácido glicólico e tretinoína. Os produtos gerariam uma resposta imunológica e ajudariam a combater o câncer de pele.

Natural da Etiópia e radicado nos Estados Unidos desde os 4 anos, Heman Bekele ganhou um título e 25 mil dólares, prêmio que deverá ser investido para patentear o sabonete, bem como para financiar os estudos universitários do vencedor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp