Mundo

Europa enfrenta a pior seca em 500 anos, mostra estudo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Órgão europeu apontou redução do transporte fluvial, da produção de eletricidade e dos rendimentos de safras como consequências da pior seca  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 23/08/2022, às 16h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Europa enfrenta sua pior seca em pelo menos 500 anos, segundo dados relatório de agosto do Observatório Europeu da Seca, órgão da União Europeia. O alerta foi dado nesta terça-feira (23) e dois terços do continente estão em alerta ou estado de alerta.

Devido ao clima, o órgão europeu apontou a redução do transporte fluvial, da produção de eletricidade e dos rendimentos de safras. Segundo o estudo, 47% do continente está em condições de alerta, com claro déficit de umidade do solo, e 17% em estado de alerta, condição na qual a vegetação é afetada.

Por causa da estiagem, as colheitas de verão foram afetadas. Os rendimentos de milho em 2022 foram 16% menores do que a média dos cinco anos anteriores, e os de soja e girassol devem cair, respectivamente, em 15% e 12%, respectivamente.

Foram prejudicadas também a geração de energia hidrelétrica e o transporte terrestre. O estudo ainda aponta que as chuvas torrenciais que atingiram várias regiões da Europa em meados de agosto podem ter aliviado as condições. No entanto, em algumas situações, as tempestades acabaram causando ainda mais danos às plantações.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags