Mundo

Exploradores encontram dente raro de megalodon durante expedição em alto-mar

Ilustrativa/Pixabay
Megalodon viveu há cerca de 20 milhões de anos atrás  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 09/01/2024, às 17h26   Cadastrado por Victória Valentina



Uma expedição feita por um submarino operado remotamente, apelidado de Hercules, conseguiu encontrar um raro "dente de ouro" pertencente ao megalodon, um antigo e colossal predador. As informações são do site Só Científica.

Segundo a publicação, a expedição da Ocean Exploration Trust, feita em 2022, levou a essa descoberta nas proximidades do Atol Johnson, uma ilha no Oceano Pacífico.

O dente com 7 centímetros de comprimento foi encontrado a mais de 3 km abaixo da superfície no Monumento Nacional Marinho. 

A descoberta é inédita, pois se trata da primeira observação e amostragem in situ de um dente de megalodon no mar. Os detalhes da descoberta foram publicados na revista Historical Biology.

Segundo Nicolas Straube, professor associado do Museu da Universidade de Bergen, na Noruega, e coautor do estudo, o fato é uma "descoberta surpreendente". 

Megalodon

Cientificamente conhecido como Otodus Megalodon, o predador dominou os oceanos há cerca de 20 milhões de anos atrás. Sua extinção aconteceu por volta de 3,6 milhões de anos atrás. O animal podia crescer até 6 metros de comprimento e tinha cerca de 276 dentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp