Mundo

Filho de um dos homens mais ricos do Equador, Daniel Noboa é eleito presidente

Reprodução / Instagram / Daniel Noboa
Disputa que deu vitória para Daniel Noboa foi marcada pela violência com o assassinato do candidato Fernando Villavicencio  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram / Daniel Noboa

Publicado em 16/10/2023, às 07h00 - Atualizado às 07h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Filho de um dos homens mais ricos do Equador, o empresário Daniel Noboa foi eleito presidente com 52,2% dos votos, neste domingo (15). Aos 35 anos, o direitista foi a principal aposta para derrotar o correísmo representado pela candidata Luisa González, 45 anos, que ficou em segundo lugar com 47,7%.

Noboa será o mais jovem chefe de Estado da História e terá como desafio lidar com o aumento da violência — que marcou o pleito após o assassinato do presidenciável Fernando Villavicencio por narcotraficantes durante um comício em agosto.

Os candidatos votaram usando coletes à prova de balas, acompanhados por guardas armados e clamaram pelo fim da violência no país de 16,9 milhões de habitantes. Noboa governará o Equador por quase 17 meses, até o final do mandato do presidente de direita Guillermo Lasso, que dissolveu o Congresso em uma manobra inédita chamada "morte cruzada", prevista na Constituição, e convocou eleições antecipadas para evitar um impeachment. Ele estava sendo acusado de corrupção pelo Congresso.

A campanha foi marcada pela violência política. Foram mortos oito candidatos, incluindo Fernando Villavicencio, um dos favoritos, que foi baleado ao sair de um comício em uma escola em Quito poucos dias antes da votação do primeiro turno, em 20 de agosto. Depois, sete dos presos envolvidos em seu assassinato foram mortos dentro dos presídios.

De acordo com o Globo, especialistas consideram que o novo mandato será uma espécie de pré-campanha para as eleições de quatro anos em 2025. Noboa se comprometeu a combater o crime e os cartéis de drogas. Ainda segundo o jornal, entre 2018 e 2022, os homicídios quadruplicaram e atingiram 26 por cada 100 mil habitantes. Este ano, especialistas calculam que esse número subirá para 40. Gangues ligadas a cartéis mexicanos e colombianos lutam pelo negócio das drogas e usam prisões como escritórios logísticos, onde ocorreram massacres cruéis. Desde 2021, mais de 460 detentos morreram nesses confrontos.

Império familiar
Daniel Noboa, casado com a modelo e influencer, Lavinia Valbonesi, de 25 anos, é pai de dois filhos e pertence à terceira geração de uma família de empresários multimilionários de Guayaquil. Ele é de uma família dona de um império empresarial que inclui uma empresa exportadora de banana,

O avô dele, Luis Noboa Naranjo (1916-1994), fundou a Exportadora Bananera Noboa e chegou a ser considerado o homem mais rico do Equador. O pai de Daniel, Álvaro Noboa Pontón (Guayaquil, 1950), expandiu o negócio e passou a controlar uma rede multinacional de empresas sob a bandeira do Grupo Noboa.

O sucesso econômico do clã foi várias vezes afetado por alegações de evasão fiscal e exploração laboral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp