Mundo

Google é multado na Rússia em R$ 2 bilhões; entenda

Reprodução/Google
Google e país vivem batalhas judiciais pelo menos desde o começo do ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google

Publicado em 18/07/2022, às 16h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Google foi condenado nesta segunda-feira (18) por um tribunal da Rússia a pagar uma multa de 373 milhões de dólares, cerca de R$ 2 bilhões, após várias falhas que se repetiram na remoção de conteúdo considerado ilegal pelo governo.

A informação foi dada pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Meios de Comunicação de Massa (Roskomnadzor) do país. O Google ainda pode recorrer da decisão.

A decisão se junta a mais uma das várias batalhas judiciais entre a empresa e a Rússia. No final do ano passado, o Google foi multado em 7,2 bilhões de rublos pelo mesmo motivo, ou seja, por ter oferecido resistência para remover ou bloquear conteúdo.

No mês de junho, o órgão fiscalizador do país defendeu que o YouTube, que pertence à Alphabet, holding controladora do Google, estava espalhando de propósito desinformação sobre a guerra na Ucrânia.

Já no início do ano, o governo Putin determinou o confisco da conta bancária da unidade russa do Google, o que impediu o pagamento de funcionários e levando a empresa a pedir proteção contra a falência. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp