Mundo

Greve de roteiristas pode gerar prejuízo de mais de 2 bilhões de dólares; saiba detalhes

Ilustrativa / Pixabay
Greve de roteiristas pode impactar em mais de 600 produções audiovisuais  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 02/05/2023, às 15h06


FacebookTwitterWhatsApp

Os roteiristas dos EUA anunciaram uma paralisação após o vencimento do acordo trabalhista vigente entre o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) e os estúdios de Hollywood, nesta terça-feira(02). A greve pode gerar um desfalque de mais de 2 bilhões de reais para a economia do país.

"A direção e conselho do WGA, atuando sob autorização de seus membros, votou para declarar greve, efetiva a partir de 00h01 desta terça-feira, 2 de maio. A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Appel, Disney, Warner, NBC Universal, Paramount e Sony, sob o guarda-chuva da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP). Apesar do compromisso do nosso comitê de negociações em fechar um acordo justo, a resposta dos estúdios foi insuficiente diante da crise existencial que os roteiristas estão sofrendo. Os protestos começam na tarde de amanhã (terça)", anunciou o sindicato dos roteiristas.

De acordo com a Aliança de Produtores de Filmes e TV, a greve pode representar um prejuízo para cerca de 600 produções em cinemas, tv e streaming, podendo gerar uma perda de 20 mil áreas de atuação em toda a indústria.

Programas de televisão conhecidos como “talk shows” serão os primeiros a serem afetados com as mudanças. Stephen Colbert, Jimmy Kimmel e Seth Meyers, apresentadores famosos por esse tipo de produção, já demonstraram seu apoio aos roteiristas.

"Os estúdios seguem unidos no desejo de chegar a um acordo que seja mutualmente beneficiário aos roteiristas e à saúde de longevidade da indústria, para evitar que os milhares de trabalhadores que dependem da mesma sejam afetados", relatou a AMPTP.

Os roteiristas apontam a necessidade da adequação do mercado, principalmente após a popularização dos streamings, que vem representando uma mudança na forma de consumo de produções. De acordo com o jornal LA Times, 30% dos roteiristas recebiam o salário mínimo permitido pelo sindicato em 2013. Atualmente a porcentagem passa dos 50%.

Em 2007, os roteiristas já haviam passado por uma greve que foi responsável por um grande prejuízo nas produções de conteúdos audiovisuais. A greve durou 100 dias e impactou em US$ 2,1 bilhões da economia da Califórnia, o que pode voltar a acontecer se não houver um consenso entre os roteiristas e as produtoras.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp