Mundo

Guerra já matou número absurdo de crianças na Ucrânia; saiba detalhes

Divulgação/ Gabinete do Presidente da Ucrânia
As informações são do gabinete do procurador-geral da Ucrânia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Gabinete do Presidente da Ucrânia

Publicado em 04/03/2023, às 12h44   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Ao menos 462 crianças morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia, segundo informações do gabinete do procurador-geral do país. Outras 930 crianças ficaram feridas.

Um total de 72.620 crimes de agressão e de guerra foram relatados até agora, além de 16.855 crimes contra a segurança nacional.

Ainda segundo o gabinete do procurador-geral, 639 suspeitos russos foram identificados - entre eles ministros, deputados, oficiais de comando militar, chefes de aplicação da lei e "propagandistas do Kremlin".

'Rússia deve pagar por seus crimes'

"A Rússia deve pagar pelos seus crimes", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Em um vídeo, Ursula disse que um acordo foi assinado para criar o Centro Internacional para Acusação do Crime de Agressão, em Haia.

"Orgulhosa do acordo para estabelecer o Centro Internacional para Acusação do Crime de Agressão em Haia. Um passo fundamental para a processar crimes de agressão. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para levar os perpetradores à Justiça". Ela disse que a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin causou "sofrimento indescritível".

Ela descreveu ter testemunhado as "atrocidades" cometidas pelas forças russas em Bucha - uma área onde valas comuns, cadáveres com as mãos amarradas nas costas e evidências de tortura foram encontrados depois que as tropas de Moscou recuaram.

"Há evidências crescentes de ataques diretos contra civis, bem como contra energia e outras infraestruturas", disse Ursula. "Sabe-se que tortura, maus-tratos, violência sexual e execuções sumárias foram cometidas pelas forças russas - nem mesmo crianças estão sendo poupadas."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp