Mundo

Hamas libera 17 reféns em troca de 39 palestinos no 2º dia de trégua

Reprodução/ Pixabay
Grupo de 17 reféns cruza a fronteira entre a Faixa de Gaza e Rafah, no território egípcio, em veículos da Cruz Vermelha: são 13 israelenses e 4 tailandeses. Israel liberou 39 que estavam presos desde antes da guerra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Pixabay

Publicado em 25/11/2023, às 22h10 - Atualizado às 22h27   REDAÇÃO BNEWS



O grupo terrorista Hamas soltou, na noite deste sábado (25), o segundo grupo de reféns feitos no dia do ataque de 7 de outubro a Israel. Os 17 reféns, 13 israelenses e quatro tailandeses, cruzaram a fronteira entre a Faixa de Gaza e Rafah, no Egito, em veículos da Cruz Vermelha e estão a caminho de Kerem Shalom, kibutz no sul de Israel.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ainda neste sábado, Israel cumpriu o acordo para a troca de reféns e prisioneiros com Hamas e liberou 39 palestinos que estavam presos no país desde antes do início da guerra. Os terroristas da Brigada Izz el-Deen al-Qassam, braço armado do Hamas, haviam afirmado que decidiram atrasar a liberação porque Israel deixou de cumpriu com termos do acordo de trégua.

De acordo com o G1, o grupo terrorista adiou a segunda libertação de reféns até que Israel permita a entrada de caminhões com itens de ajuda humanitária no norte de Gaza.A expectativa, segundo as Forças de Defesa da Faixa de Gaza, era que 200 caminhões entrassem no território neste sábado. Israel afirmou que apenas 50 caminhões haviam tido acesso ao local, até a última atualização desta reportagem.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que pelo menos 213 pessoas ainda são mantidas como reféns em Gaza pelo grupo terrorista Hamas.
Nesta sexta-feira (24), quando aconteceu o primeiro dia de trégua, o Hamas liberou os primeiros 24 reféns. Foram 13 mulheres e crianças israelenses, dez cidadãos tailandeses e um filipino.

O grupo, que estava sob poder do Hamas em Gaza, foi sequestrado durante os ataques do grupo terrorista ao sul de Israel, em 7 de outubro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp