Mundo

Justiça assegura direito de homens andarem nus pelas ruas

Reprodução/Redes Sociais
O nudista foi multado após ser flagrado andando sem roupas pelas ruas de Aldaia, na região de Valência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 03/02/2023, às 18h15   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Todas as multas de um homem nudista foram canceladas pela Justiça da Espanha. A nudez pública é legal no país desde 1988, ou seja, não considera crime o ato de andar nu. O espanhol Alejandro Colomar, 29 anos, é adepto a prática do nudismo desde 2020. O nudista foi multado após ser flagrado andando despido pelas ruas de Aldaia, na região de Valência. A decisão da suspensão das multas e a garantia do direito de andar nu foi noticiada por um tribunal de Valência, nesta sexta-feira (3).

Alejandro compareceu à audiência usando apenas um par de botas de caminhar. Já no local, ele recebeu ordens para vestir roupas para entrar no prédio. Como observado pelo tribunal, não há lei que proíba o nudismo na região de Aldaia. O veredito foi que Colomar “se limitou a permanecer ou circular nu em horários diferentes em duas ruas distintas de Aldaia”, e o comportamento não implica na “alteração da segurança cidadã, da tranquilidade ou da ordem pública”. Durante o julgamento, a Justiça reconheceu um “vazio legal” na legislação espanhola em relação à nudez pública.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp