Mundo
Em meio à guerra e fechamento do Estreito de Ormuz, rota por onde passa 20% do petróleo produzido no mundo, o governo do Irã autorizou a passagem de navios que transportem bens humanitários. A informação é da agência de notícias estatal iraniana Tasnin.
Ainda de acordo com a agência, o chefe da Organização Portuária deve tomar as providências necessárias para permitir a passagem desses navios. O Estreito de Ormuz passou a ser o foco de atenção após o início da guerra deflagrada pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã.
O Estreito de Ormuz é controlado pelo Irã e é uma rota por onde passa 20% do petróleo bruto produzido no mundo. Com o início dos bombardeios, o Irã chegou a fechar a passagem e ameaçou bombardear os navios que tentassem atravessar. O preço do petróleo disparou no mercado internacional.
O Irã chegou a permitir a passagem a navios com bandeiras de nações consideradas não hostis. Ou seja, países que não participem nem apoiem os ataques de Israel e dos Estados Unidos. Desde a última quinta-feira (2), embarcações oriundas da França, Omã e Japão cruzaram o estreito de Ormuz, responsável por conectar o Golfo Pérsico ao Oceano Índico.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso
Imperdível