Mundo

Irã executa em público segundo manifestante de protestos

Reprodução / Instagram @majidrezarahnavard
Manifestante morreu após ser enforcado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram @majidrezarahnavard

Publicado em 12/12/2022, às 14h29   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

As autoridades do Irã executaram, em público, o segundo manifestante que foi condenado à morte após participar dos protestos que acontecem desde de setembro no país, nesta segunda-feira (12). As informações são do Estadão.

A execução ocorreu em meio a críticas depois do primeiro enforcamento na semana passada. O homem identificado como Majidreza Rahnavard foi enforcado em público, após ser condenado. Segundo a agência de notícias judicial do Irã, Mizan Online, a vítima também teria sido responsável pela morte de dois agentes de segurança. “Ele foi condenado à morte por 'guerra contra Deus', por esfaquear dois membros das forças de segurança até a morte”, explicou.

O jovem foi preso no dia 19 de novembro, após supostamente ter confessado os crimes. Segundo a Anistia Internacional, outros nove prisioneiros também foram condenados à morte e pelo menos 28 manifestantes podem ser levados ao enforcamento.

Essa foi a segunda execução, quatro dias depois do primeiro enforcamento do rapaz de 23 anos, Mohsen Shekari, que foi acusado de ferir um basiji - membro da milícia.

A morte de Majidreza Rahnavard foi alvo de críticas internacionais e o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) Volker Türk disse que a execução foi para assustar os manifestantes dos protestos. "Claramente, isso tem o propósito de criar medo para o resto dos manifestantes”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp