Mundo

Após ser pressionada pelo Parlamento, nova presidente do Peru nomeia gabinete

Reprodução/ Vídeo
Entre os escolhidos pela está Pedro Miguel Angulo Arana, que já foi candidato ao cargo de presidente do Peru  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 10/12/2022, às 18h41   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A mais nova presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou neste sábado (10) a formação de seu gabinete, após ser pressionada para fazer as nomeações. Entre os indicados está Pedro Miguel Angulo Arana, ex-reitor do Colégio de Advogados de Lima, ex-promotor e especialista em combate à corrupção, que ocupará o cargo de primeiro-ministro. Ele tentou concorrer à Presidência em 2021, mas sua candidatura foi considerada improcedente pela Justiça por questões burocráticas. 

Vale lembrar que Dina assumiu o lugar Pedro Castillo, foi destituído em processo de impeachment e preso, após tentr destituir o parlamento,  anunciando o fechamento temporário do Congresso e a convocação de novas eleições parlamentares. A saída do populista se dá, oficialmente, por causa das investigações que apontam o envolvimento de Castillo em corrupção. O assunto, segundo Dina, será prioridade em seu governo.

Desde a saída de Castillo, milhares de manifestantes têm saído às ruas para protestar, promovendo bloqueios rodoviários. Na sexta-feira (09), inclusive, manifestantes enfrentaram a polícia em Lima tentando chegar à sede do Congresso, provocando uma reação dos polciaiis, que usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o público. O protesto terminou com ao menos sete pessaos presas e alguns feridos de ambos os lados.

Castillo foi transferido para a sede da Direção de Operações Especiais (Diroes), depois que a Justiça peruana decretou a prisão preventiva de sete dias para o populista, acusado de rebelião e conspiração. Esses crimes, segundo as leis daquele país têm penas previstas de 10 a 20 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp