Mundo

Israel lança ataques no leste do Líbano; veja o motivo

Um ataque aéreo israelense é visto perto de Baalbek, no nordeste do Líbano - X: @correiodobrasil
O ataque foi em resposta à derrubada de um veículo aéreo não tripulado pelo Hezbollah  |   Bnews - Divulgação Um ataque aéreo israelense é visto perto de Baalbek, no nordeste do Líbano - X: @correiodobrasil

Publicado em 07/04/2024, às 09h31 - Atualizado às 09h33   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Ataques israelenses tiveram como alvo o leste do Líbano, na madrugada deste domingo (7), disse uma fonte ao grupo apoiado pelo Irã, mas nenhuma vítima foi relatada.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

“Os ataques israelenses atingiram duas áreas no Vale do Bekaa, Janta e Sifri”, disse a fonte à AFP na região de Baalbek, no leste do Líbano, informou a AFP.

O último ataque foi em resposta à derrubada de um veículo aéreo não tripulado pelo Hezbollah, apoiado pelo Irã, no sábado (6), no espaço aéreo libanês, que o grupo identificou como o drone Hermes 900 de fabricação israelense.

Israel e o Hezbollah têm trocado tiros transfronteiriços quase diariamente desde que o grupo militante palestino Hamas realizou um ataque sem precedentes no sul de Israel em 7 de outubro, desencadeando a guerra em Gaza.

Os militares israelenses confirmaram que “um drone operando no espaço aéreo libanês foi abatido” pelo que disseram ser um míssil terra-ar e caiu em território libanês.

O Hezbollah tem como alvo posições israelitas perto da fronteira, enquanto Israel retalia com ataques que se aprofundam cada vez mais no território libanês e realiza ataques contra responsáveis ​​do grupo islâmico xiita.

Israel lançou ataques semelhantes contra alvos do Hezbollah no Vale do Bekaa em fevereiro, depois que o grupo disse ter abatido um tipo semelhante de drone israelense.

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse num discurso televisivo na sexta-feira que seu movimento ainda não havia usado suas "principais" armas e reiterou que o Hezbollah cessaria seus ataques somente quando a guerra em Gaza terminar.

As hostilidades transfronteiriças mataram pelo menos 349 pessoas no Líbano, a maioria combatentes do Hezbollah, mas também pelo menos 68 civis, segundo um balanço da AFP.

Os combates deslocaram dezenas de milhares de pessoas no sul do Líbano e no norte de Israel, onde os militares afirmam que 10 soldados e oito civis foram mortos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp