Mundo

Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Os locais vão auxiliar na emissão de documentos de viagem e na “retirada, ordenada e segura”  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 02/03/2022, às 11h29   Agencia Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O Itamaraty anunciou a abertura de dois postos de atendimento consular para “aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia”. Os locais vão auxiliar na emissão de documentos de viagem e na “retirada, ordenada e segura”, de brasileiros do território ucraniano.

Um dos postos fica na cidade de Lviv, perto da fronteira com a Polônia, país para onde os brasileiros, em grande parte, estão se dirigindo. O outro fica em Chisinau, capital da Moldávia. Essa base vai facilitar a assistência a brasileiros que buscam sair da Ucrânia pela  Romênia, em razão do conflito com a Rússia.

Leia mais: 

Fifa não prevê rescisão de contratos por guerra; entenda

Quem escolhe a neutralidade opta pelo lado do agressor, diz ministra alemã na ONU

Por segurança, equipe da Embaixada do Brasil vai sair de Kiev rumo a fronteira com a Polônia

Casos de emergência

“Por força da deterioração da situação de segurança em Kiev, embaixadas de vários outros países têm igualmente estabelecido missões de apoio fora da capital da Ucrânia, sobretudo em Lviv”, disse o Itamaraty, em nota emitida na noite de ontem (1º).

“Em casos de emergência, o plantão consular brasileiro pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610”, acrescentou. A embaixada em Kiev, na Ucrânia, lembrou o Ministério das Relações Exteriores, continua transmitindo orientações por meio de mensagens no site, na página no Facebook e por um grupo no Telegram.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp